sábado, 25 de outubro de 2008

MAWASHI GERI


Gedan mawashi geri -Chute circular baixo. Flexione o joelho da perna que chuta e eleve-o até a altura da cintura, lateralmente, mantendo a parte inferior da perna paralela ao chão. O pé de apoio já deve estar numa diagonal para não se mover no momento do chute. Chutar em movimento circular girando os quadris acertando a coxa do adversário. Após o chute, flexionar a perna que chutou antes de retornar à sua origem.
Jodan mawashi geri -Chute circular alto. Flexione o joelho da perna que chuta e eleve-o ao máximo, lateralmente. O pé de apoio já deve estar numa diagonal para não se mover no momento do chute. Chutar em movimento circular, girando os quadris, acertando lateralmente o adversário. Este chute é rico em versões. Podemos usar como armas a bola do pé (chusoku), peito do pé (haisoku) e canela (sune), tendo ainda o mawashi kubi geri, que é descendente. Após o chute, a perna que chutou deve ser flexionada antes de retornar à sua origem.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

USHIRO GERI


Ushiro geri - Chute posterior. Eleve a perna que chuta puxando a ponta do pé e deixando o calcanhar proeminente (kakato), como no chute Hiza geri.Olhe por sobre o ombro do lado da perna que chuta. Dê um chute para trás. (como um coice). Procure não inclinar muito o corpo. Após o chute, flexionar a perna que chutou ( hikiashi)..
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

YOKO KEAGE - YOKO GERI


Yoko keage - Chute elevado lateral. Deixe proeminente a borda do pé (faca do pé = sokuto), elevando o artelho maior, baixando os outros quatro e puxando a ponto do pé. Eleve a perna lateralmente o mais alto possível sem flexioná-la.
Kansetsu yoko geri -Chute lateral na articulação do joelho.Deixe proeminente a borda do pé. Eleve a perna flexionada lateralmente até que o joelho alcance a altura da cintura. Ao mesmo tempo em que chutar lateralmente, acertando com a faca do pé (sokuto) o joelho do adversário. Flexionar novamente a perna, retornando a sua origem (hikiashi) antes de coloca-la no chão.
Jodan yoko geri -Chute lateral alto.Deixe proeminente a borda do pé (idem ao chute kansetsu yoko geri). Eleve a perna flexionada lateralmente ao máximo. Chutar lateralmente acertando com a faca do pé (sokuto) na altura da cabeça. Após o chute, flexionar a perna que chutou (hikiashi), antes de retornar à sua origem.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

MAE GERI


Mae geri Chute frontal.Eleve a perna que chuta flexionada o mais alto que puder. Faça um movimento de esticar a perna que chuta, atingindo o adversário que está à sua frente ( levante os artelhos, deixando a bola do pé –chusoku- proeminente). Em seguida, flexione-a novamente para, somente depois, coloca-la de volta à sua origem.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

KIN GERI


Kin geri -Chute frontal ascendente na virilha. Eleve a perna que chuta flexionada. Faça um movimento de esticar a perna que chuta, atingindo a virilha do adversário com o peito do pé (haisoku). Em seguida, flexione-a novamente, para somente depois colocá-la de volta à sua origem.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

HIZA GERI


MAE HIZA GERI -Joelhada frontal ascendente.Flexione o joelho e direcione-o para cima. Para melhor aproveitamento do golpe, estique o pé e levante os artelhos, deixando proeminente a bola do pé que chuta. Eleve o chute o mais alto que puder.

UCHI MAWASHI/SOTOMAWASHI


Uchi mawashi-Chute circular de dentro para fora. Eleve a perna que chuta esticada de maneira circular de dentro para fora. Após atingir o alvo, iniciar o processo de desaceleração, retornando a perna à sua origem.
Soto mawashi - Chute circular de fora para dentro. Eleve a perna que chuta esticada de maneira circular de fora para dentro. Após atingir o alvo, iniciar o processo de desaceleração, retornando a perna à sua origem.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

MAE KEAGE


Mae keage – Chute elevado frontal. Mantenha a planta do pé de apoio totalmente no chão para todos os chutes.
Eleve a perna esticada o mais alto que puder na direção frontal.
O ponto de contato é a bola do pé (chusoku).
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

HIJI OROSHI UCHI


Hiji oroshi uchi – Cotovelada descendente. Realizar todo o processo descrito em Shuto sakotsu uchi, com os punhos fechados. O braço que bate, após estar esticado sobre a cabeça com a mão fechada e com a palma voltada para trás, deve ser flexionado deixando o cotovelo proeminente à medida que vai descendo, até entrar em contato com o adversário.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

HIJI YOKO UCHI


Hiji yoko uchi – Cotovelada circular vinda da lateral. Dobre o braço firmemente, tornando o cotovelo proeminente. Bata de fora para dentro. Ao fazer o próximo golpe, comece dando um leve arranque com o braço auxiliar e, depois, inicie o giro do braço que vai guardar (HIKITE) juntamente ao braço golpeante (TSUKITE).
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

HIJI AGE UCHI


Hiji age uchi – cotovelada ascendente. Dobre o braço firmemente, tornando o cotovelo proeminente. Bata de baixo para cima. Gire a cintura para que o golpe seja aplicado na linha central do corpo do adversário.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SHUTO HIZO UCHI


Shuto hizo uchi - Cutelada circular descendente no baço. NOTE A SEMELHANÇA DE KOSSAI UKE DE SEIKEN CHUDAN SOTO UKE, E SHUTO GANMEN UCHI, diferenciando somente no ponto de contato, que é na linha de cintura do adversário (baço). Após o contato, penetre até a linha central do adversário. Dê uma parada no momento final do golpe.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SHUTO UCHI UCHI


Shuto uchi uchi - Cutelada de dentro para fora.Faça a postura auxiliar (kossai uke) com as mãos abertas; semelhante ao golpe Seiken gedan barai. Com o braço auxiliar esticado reto para frente e o braço golpeante com a mão sobre a orelha contrária. O braço que bate desliza por todo o braço auxiliar. Ao contato da cutelada com o pescoço do adversário, o braço que bate deve estar levemente flexionado.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SHUTO SAKOTSU UCHI KOMI


Shuto sakotsu uchi komi – Cutelada proeminente na clavícula.Este golpe é desferido da mesma forma que o soco proeminente. A mão que bate se dirige para a clavícula do adversário como se fosse acertá-la com as pontas dos dedos (nukite). Momentos antes do contato, posicionar a mão para acertar com a faca de mão. A mão guardada sob a axila deve estar aberta em shuto.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SHUTO SAKOTSU UCHI


Shuto sakotsu uchi – Cutelada na clavícula .O braço auxiliar deve estar flexionado, com o cotovelo à frente do queixo e a mão espalmada com a palma para baixo sob a axila contrária. O braço que bate deve estar esticado e realizar um grande círculo até chegar alto da cabeça, ficando na vertical. Daí, flexionar levemente o cotovelo e aplicar a cutelada descendente no lado do corpo (clavícula).
KOSSAI UKE - COTOVELO DEFENDENDO O QUEIXO MANTENDO O COTOVELO A FRENTE, GIRAR O BRAÇO ESTICADO ATÉ O ALTO DA CABEÇA, PARA BATER NA CLAVÍCULA DE CIMA PARA BAIXO, PUXANDO A OUTRA MÃO EM HIKITE.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SHUTO GAMMEN UCHI


Shuto gammen uchi – Cutelada na têmpora.Preparar uma postura auxiliar (kossai uke) em shuto, semelhante ao golpe Seiken chudan soto uke. A mão golpeante descreve uma trajetória circular, começando na nuca até a têmpora do adversário. O golpe deve ser preciso e direto, sem balanços. Dê uma parada no momento do contato.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SEIKEN CHUDAN UCHI UKE GEDAN BARAI


Seiken chudan uchi uke gedan barai – Defesa dupla com os punhos fechados, sendo média de dentro para fora e baixa de cima para baixo.Faça a postura auxiliar (kossai uke) com os braços em cruz, sendo que o braço de baixo sobe em círculo por fora, de dentro para fora, e o braço de cima desce por dentro, de dentro para fora.
Nesta defesa, o corpo deve estar frontal ao oponente e os dois braços devem estar simétricos, passando para fora do corpo cerca de um palmo.
KOSSAI UKE - APROXIMAR SEMPRE OS COTOVELOS.
VISTA LATERAL - BRAÇOS A FRENTE DO CORPO.
VISTA FRONTAL - BRAÇOS PARA FORA DO CORPO.

SEIKEN GEDAN BARAI


Seiken gedan barai - Defesa baixa. Faça a postura auxiliar (kossai uke) com a mão que bate fechada sobre a orelha contrária e o braço auxiliar esticado para frente. Deslizar o braço que bate por todo o braço auxiliar. O punho que bate deve ficar sobre a coxa. A cintura deve estar com um giro de 45º.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SEIKEN CHUDAN UCHI UKE


Seiken chudan uchi uke - Defesa media interna.Faça a postura auxiliar (kossai uke) com a mão que bate sob a axila contrária e o braço auxiliar esticado para frente. Deslizar o braço que bate por todo o braço auxiliar. O punho que bate fica na altura do ombro.
A cintura deve estar com um giro de 45º.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SEIKEN CHUDAN SOTO UKE


Seiken chudan soto uke – Defesa média externa. Faça a postura auxiliar (kossai uke) com a mão que bate atrás da nuca e a auxiliar sob a axila. Girar o braço que bate de fora para dentro. O punho que bate deve ficar na altura do ombro.
A cintura deve estar com um giro de 45º.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SEIKEN JODAN AGE UKE


Seiken jodan AGE uke – Defesa com os punhos fechados para cima. Note a importância do kossai uke para todas as defesas.Faça a postura auxiliar (kossai uke) e deslize o braço de baixo para cima, cobrindo a cabeça em 45º.
A cintura deve estar com um giro de 45º.
Por Shihan Otávio Lunardi
fundador da Heikokai

SEIKEN SHITA DZUKI


Seiken shita dzuki – Soco invertido em baixo. Este soco é aplicado com a costa da mão virada para baixo. Gire o pulso da mão contrária antes de bater; em seguida, bata girando novamente a mão contrária (que guarda em hikite).
Por Shihan Otávio Lunardi
fundador da Heikokai

URAKEN MAWASHI UCHI


URAKEN MAWASHI UCHI - soco invertido circular alto - A mão que bate sai das costas e sai em giro até atingir a têmpora do adversário com o reverso do punho. A mão auxiliar sai da axila oposta vindo a ficar em hikite.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SEIKEN AGO UCHI


Seiken ago uchi – soco proeminente no queixo. Partindo de uma base alta com as mãos com as costas viradas para fora na altura das orelhas. Após acertar o alvo, retornar imediatamente a mão atacante para a base.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

URAKEN HIZO UCHI


Uraken hizo uchi – Soco invertido no baço. Esta técnica é utilizada para acertar lateralmente o adversário na altura da cintura. No momento do choque, empurre a mão ligeiramente para o lado, voltando à posição inicial como um chicote.
Obs.: na posição inicial, os punhos estão em pé, um sobre o outro. O punho que bate sai de cima e volta embaixo.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

URAKEN SAYU UCHI


Uraken sayu uchi – Soco invertido lateral. Esta técnica é usada para acertar o adversário à direita ou à esquerda na base do nariz (miken). Os punhos devem estar voltados entre si na altura dos mamilos, no centro do peito. Volte a mão atacante à posição original imediatamente após o impacto, como um chicote.
Por Shihan Otávio Lunardi
fundador da Heikokai

URAKEN SHOMEN UCHI


3. Uraken shomen uchi – Soco invertido frontal -
Aproxime ambos os punhos fechados com as costas das mãos para frente e mantenha os cotovelos próximos, em frente ao peito. Com o punho invertido, atinja a base do nariz do adversário (miken). Retorne o punho atacante de volta à posição original antes do contato. Os movimentos devem ser rápidos, tipo chicote.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

SEIKEN JODAN DZUKI


SEIKEN JODAN DZUKI - soco proeminente central alto. A costa da mão que está retraída e puxada abaixo da axila deve estar virada para baixo (hikite). O soco deve estar apontado na direção em que se juntaria à outra mão se ambas estivessem esticadas à frente. O soco deve ser aplicado na altura do rosto (miken - base do nariz) Durante a trajetória do soco, gire o braço de modo que a costa da mão que está atacando fique para cima. Concentre toda a força do punho ao atingir o alvo.
Imprima uma rápida parada no ponto em que a mão acertar o objetivo.
Por Shihan Otávio Lunardi
fundador da Heikokai

SEIKEN CHUDAN DZUKI


SEIKEN CHUDAN DZUKI - soco médio proeminente - procedimento: utilizar o hikite bem alto. Tsukite com o cotovelo para baixo. Postura Sanchin Dachi. A costa da mão que está retraída e puxada abaixo da axila deve estar virada para baixo (hikite). O soco deve estar apontado na direção em que se juntaria à outra mão se ambas estivessem esticadas à frente. O soco deve ser aplicado na altura do estômago (plexo - mizouchi ou suigetsu). Durante a trajetória do soco, gire o braço de modo que a costa da mão que está atacando fique para cima. Concentre toda a força do punho ao atingir o alvo. Obs: Imprima uma rápida parada no ponto em que a mão acertar o alvo.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

Sistema Heikokai de Artes Marciais


O Sistema Heikokai de Artes Marciais foi desenvolvido pelo Shihan Otávio Lunardi, com base nos 30 anos de experiência no Estilo Kyokushin, onde treinou, ensinou, formou, dirigiu, supervisionou, colaborou, examinou, participou e promoveu cursos, exames de faixas, campeonatos (nacionais, estaduais e regionais).
Com a experiência adquirida em intercâmbios culturais com outras Artes Marciais, resolveu catalogar suas idéias, montando um sistema de arte marcial que é flexível o suficiente para atender a todas as condições e necessidades, sem perder a sua essência.
por Kancho Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai
Powered By Blogger

Marcadores

HEIKOKAI

SEJAM BENVINDOS AO NOSSO BLOG. A HEIKOKAI ACIMA DE TUDO É UM SISTEMA DE PARCERIAS COM TODAS AS ARTES MARCIAIS. OBRIGADO PELA VISITA. VOLTEM SEMPRE.
OSSU

MAWASHI GERI

MAWASHI GERI
SHIHAN OTAVIO LUNARDI

QUE ARTE MARCIAL VOCÊ PRATICA ?