sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DEMONSTRAÇÕES

DEMONSTRAÇÕES HEIKOKAI - SHIHAN OTÁVIO LUNARDI - VINÍCIUS BERETA

O importante da demonstração, é que ela não deve ser feita para show e, sim para mostrar o nível de treinamento e a capacidade de cada praticante. Não se deve treinar para demonstrar, e sim, demonstrar o que conseguiu fazer com o resultado do treinamento. É gratificante conseguir demonstrar o que treinou e conseguir bons resultados. Significa que treinou corretamente e que alcançou um objetivo. É um valor que só o próprio praticante pode dar. E o mais importante, é que ele deve ter a consciência que isto só é importante para ele. Não deve e não adianta se vangloriar disto. Para as pessoas que assistem, é mais um show, mas para quem pratica é o resultado de um trabalho. Um dia, quando voce olha o que fez e ve que aquilo não foi tão bem feito assim, significa que melhorou. Mas se olhar com idolatria e admiração, significa que piorou, ou que não consegue mais realizar aquilo. Mas o mais importante, é que alguém olhe e tente fazer melhor. Aí, é um incentivo.
Por Shihan Otávio Lunardi
Fundador da Heikokai

2 TÁBUAS SUSPENSAS JOGADAS NO AR




2 TÁBUAS SUSPENSAS JOGADAS NO AR - pelo Shihan Otávio Lunardi

QUEBRAMENTO DE LAJOTA

QUEBRAMENTO DE LAJOTAS - Crianças também podem executar quebramentos, desde que obedecendo certas normas de segurança. Alguns objetos, se rompem com mais facilidade do que outros e alguns podem romper-se parcialmente aliviando a tensão. Uma lajota pode romper-se individualmente, enquanto outras da mesma pilha não se rompem. De outra forma, um empilhamento de tábuas, só se rompe na sua totalidade, salvo raras excessões, podendo causar lesão em quem pratica este tipo de quebramento. Outra parte que deve ser levada em consideração é a articulação (seiken)do soco. Muito cuidado com as crianças.

SHIHOWARI

SHIHOWARI - Quebramento múltiplo - Geralmente se utiliza quebramento em 4 direções ou em 4 passos ou em 4 técnicas. Este é o significado de SHIHOWARI: SHI=4, HO= PASSOS, WARI= TÉCNICA. Neste vídeo vemos Edualbert Ribeiro executando shihowari no curso de tameshiwari na Associação Heikokai Santo André ministrado pelo Shihan Otávio Lunardi. Por Shihan Otáviko Lunardi Fundador da Heikokai

GEKISAIDAI

GEKISAIDAI KATA - Neste filme caseiro vemos o Shihan Otávio Lunardi executando o kata Gekisai dai. Os kata, são exercícios formais. Combinando as técnicas e movimentos básicos, os exercícios formais aproximam-se do combate real. O mais importante no deslocamento, tanto para ataque, quanto para defesa, estando tenso ou relaxado, quer seja com força ou rapidez, é a transferência do peso do corpo atuando em cada perna. Para os iniciantes ou leigos, a verdadeira intenção,das formas, pode parecer dança, contudo ela é importante para o fortalecimento espiritual. Tem que se esforçar para que o movimento de dança não seja somente para buscar a beleza. A forma do karate persiste na proximidade com o combate verdadeiro. Bem executado, é lindo de se ver, mas eficientes, traduzindo toda a expressão natural do verdadeiro espírito da Arte Marcial. Não são movimentos exibicionistas, mesmo sendo belos, são expressões do combate real. Exercícios formais executados somente com a finalidade de exibição; como dança, propriamente dito, são totalmente sem valor para o karate. Cada movimento deve ser aplicado na procura por mais eficiência , para tirar maior proveito do karate. Infelizmente alguns mestres passam aos seus discípulos a idéia de que os exercícios formais não passam de dança virtual. Para executar corretamente os exercícios formais, temos que entender o significado de cada movimento de mãos e pés. O real valor está em compensar a leveza com a contundência. Freqüentemente os movimentos usados nas formas são retos, embora há maior eficiência nos pontos e círculos. Preste atenção para cada particular, para ser verdadeiro, conhecer a forma avançada e desfrutar de todos os benefícios que os Exercícios formais tem para lhe proporcionar. GEKISAIDAI (Conquistar e ocupar) Gekisai = Escola Naha-te (do Sul) Criado por Mestre Miyagi Pode referir-se também a Tempestade ou Fortaleza. O Gekisai Kata foi criado por Miyagi em 1940 com o propósito de ensinar um movimento forte e poderoso. Não há uma razão particular para usar o título Maior ou Menor em lugar de Um ou Dois. Por Shihan Otávio Lunardi Fundador da Heikokai
Powered By Blogger

Marcadores

HEIKOKAI

SEJAM BENVINDOS AO NOSSO BLOG. A HEIKOKAI ACIMA DE TUDO É UM SISTEMA DE PARCERIAS COM TODAS AS ARTES MARCIAIS. OBRIGADO PELA VISITA. VOLTEM SEMPRE.
OSSU

MAWASHI GERI

MAWASHI GERI
SHIHAN OTAVIO LUNARDI

QUE ARTE MARCIAL VOCÊ PRATICA ?