sexta-feira, 31 de outubro de 2008

GEKISAIDAI

GEKISAIDAI KATA - Neste filme caseiro vemos o Shihan Otávio Lunardi executando o kata Gekisai dai. Os kata, são exercícios formais. Combinando as técnicas e movimentos básicos, os exercícios formais aproximam-se do combate real. O mais importante no deslocamento, tanto para ataque, quanto para defesa, estando tenso ou relaxado, quer seja com força ou rapidez, é a transferência do peso do corpo atuando em cada perna. Para os iniciantes ou leigos, a verdadeira intenção,das formas, pode parecer dança, contudo ela é importante para o fortalecimento espiritual. Tem que se esforçar para que o movimento de dança não seja somente para buscar a beleza. A forma do karate persiste na proximidade com o combate verdadeiro. Bem executado, é lindo de se ver, mas eficientes, traduzindo toda a expressão natural do verdadeiro espírito da Arte Marcial. Não são movimentos exibicionistas, mesmo sendo belos, são expressões do combate real. Exercícios formais executados somente com a finalidade de exibição; como dança, propriamente dito, são totalmente sem valor para o karate. Cada movimento deve ser aplicado na procura por mais eficiência , para tirar maior proveito do karate. Infelizmente alguns mestres passam aos seus discípulos a idéia de que os exercícios formais não passam de dança virtual. Para executar corretamente os exercícios formais, temos que entender o significado de cada movimento de mãos e pés. O real valor está em compensar a leveza com a contundência. Freqüentemente os movimentos usados nas formas são retos, embora há maior eficiência nos pontos e círculos. Preste atenção para cada particular, para ser verdadeiro, conhecer a forma avançada e desfrutar de todos os benefícios que os Exercícios formais tem para lhe proporcionar. GEKISAIDAI (Conquistar e ocupar) Gekisai = Escola Naha-te (do Sul) Criado por Mestre Miyagi Pode referir-se também a Tempestade ou Fortaleza. O Gekisai Kata foi criado por Miyagi em 1940 com o propósito de ensinar um movimento forte e poderoso. Não há uma razão particular para usar o título Maior ou Menor em lugar de Um ou Dois. Por Shihan Otávio Lunardi Fundador da Heikokai

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MAWASHI GERI

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